14 a 24 de Maio
"A Falecida Vapt-Vupt" @ Teatro Nacional de São João (Porto)
Raul Cortez, Paulo Autran e Eva Wilma são apenas alguns dos nomes que cresceram sob a sua direcção. Exímio formador de actores, responsável por um dos projectos teatrais mais estimulantes do Brasil – o Centro de Pesquisa Teatral do SESC –, participou activamente no movimento que revolucionou por completo o teatro brasileiro nas últimas décadas do séc. XX. Tudo isto cabe no nome de Antunes Filho, de quem nos chega A Falecida Vapt-Vupt, espectáculo que é mais do que uma simples revisitação da primeira “tragédia carioca” de Nelson Rodrigues.
Depois de ter enfrentado A Falecida nas décadas de 60 e 80, Antunes Filho encontra agora na fragmentação das cenas, na multiplicidade de ambientes e na trajectória vertiginosa da protagonista – uma mulher tuberculosa dos subúrbios cuja única esperança de redenção consiste num enterro de luxo – a matéria-prima exacta para um ensaio sobre a vida contemporânea, as suas velocidades e interferências.
Antecipando a apresentação de Turismo Infinito em São Paulo, A Falecida Vapt-Vupt soma um capítulo ao romance inacabado do TNSJ com o Brasil teatral, depois de experiências felizes como o ciclo Portugofonia (2004) e Madame (2000) – espectáculo de Ricardo Pais que propiciou o encontro de dois autores (Eça de Queirós e Machado de Assis, através da mediação de Maria Velho da Costa), duas actrizes (Eunice Muñoz e Eva Wilma) e, não menos importante, duas variações de uma mesma Língua.
LIVROS
"A Outra Rainha" - Philippa Gregory
Um romance dramático de paixão, política e traição, da autora de Duas Irmãs. Um Rei. Com a sua característica combinação de magnífica narrativa com um contexto histórico autêntico. Philippa Gregory dá vida a esta época de grandes mudanças, numa fascinante história de traição, lealdade, política e paixão. Maria Stuart, Rainha dos Escoceses, está em prisão domiciliária em casa de Bess de Hardwick, recém-casada com o Conde de Shrewsbury, mas continua a lutar para recuperar o seu reino. Maria é Rainha da Escócia mas foi forçada a abandonar o seu país e a refugiar-se na Inglaterra, governada pela sua prima Isabel.
Nesta época, a Inglaterra é um país com um protestantismo mal alicerçado, pressionado pelo poder da Espanha, da França e de Roma, e a presença de uma carismática governante católica pode ser perigosa. Cecil, o conselheiro-mor da Rainha Isabel, concebe então um plano para que Maria viva enclausurada com a sua cúmplice, Bess de Hardwick.
Bess é uma mulher empreendedora, uma sobrevivente perspicaz, recém-casada com o Conde de Shrewsbury (o seu quarto marido). Mas que casamento resiste aos encantos de Maria? Ou à ameaça de rebelião que a acompanha a todo o momento? No seu cativeiro privilegiado. Maria tem de aguardar pelo regresso à Escócia e pelo reencontro com o seu filho. Mas esperar não significa nada fazer!
CLUB
23 de Maio
Freshkitos @ Gare Club (Porto)
30 de Maio
Miguel Rendeiro, MANDY e Lopazz @ Pedra do Couto (Santo Tirso)
FESTIVAIS
03 a 10 de Maio
Queima das Fitas do Porto 2009 @ Queimódromo, Parque da Cidade (Porto)
08 a 16 de Maio
Enterro da Gata 2009 @ Gatódromo, Estádio Municipal de Braga (Braga)
Sem comentários:
Enviar um comentário